Portalegre, Faro e Évora são cidades que estão em destaque no mercado imobiliário português. De acordo com os dados apurados pela plataforma Idealista, estas três cidades foram as que mais contactos por anúncio receberam, o que demonstra um grande interesse por parte dos potenciais compradores.
A plataforma Idealista é uma das maiores referências no mercado imobiliário em Portugal, sendo utilizada por milhares de pessoas que procuram comprar, vender ou arrendar imóveis. Com base nos dados recolhidos pela plataforma, é possível ter uma visão geral do mercado e identificar as tendências e preferências dos compradores.
No caso de Portalegre, a cidade situada no Alentejo recebeu uma grande procura por parte dos interessados em adquirir um imóvel. A sua localização estratégica, próxima da fronteira com Espanha, e a sua riqueza histórica e cultural são alguns dos fatores que a tornam atrativa para os compradores. Além disso, a cidade tem vindo a registar um crescimento económico e uma melhoria na qualidade de vida, o que a torna ainda mais apelativa.
Já em Faro, a capital do Algarve, o interesse dos compradores é justificado pelas suas belas praias e pelo clima ameno que atrai turistas durante todo o ano. Além disso, a cidade tem uma forte ligação ao turismo, o que se reflete na procura por imóveis para investimento ou para residência. A sua localização privilegiada, próxima do aeroporto internacional de Faro, também é um fator que contribui para o aumento da procura.
Por fim, Évora, a capital do Alentejo, também se destaca no mercado imobiliário. A cidade, classificada como Património Mundial pela UNESCO, tem um grande valor histórico e cultural, o que atrai muitos compradores que procuram um estilo de vida mais tranquilo e próximo da natureza. Além disso, Évora tem vindo a registar um crescimento económico e a investir em infraestruturas, o que a torna ainda mais atrativa para quem procura um imóvel nesta região.
É importante destacar que, além destas três cidades, outras regiões do país também têm registado um aumento na procura por imóveis. Lisboa e Porto, por exemplo, continuam a ser destinos muito procurados, tanto por nacionais como por estrangeiros. No entanto, é notável o interesse crescente por cidades do interior, como é o caso de Portalegre, Faro e Évora.
Este aumento na procura por imóveis nestas cidades pode ser explicado por vários fatores. Um deles é a melhoria da economia portuguesa, que tem vindo a atrair investidores e a impulsionar o mercado imobiliário. Além disso, o programa de Autorização de Residência para Atividade de Investimento (ARI), conhecido como “vistos gold”, tem atraído muitos estrangeiros que procuram investir em imóveis em Portugal.
Outro fator que tem contribuído para o aumento da procura por imóveis nestas cidades é o crescimento do turismo em Portugal. Com o aumento do número de turistas, muitos proprietários têm optado por colocar os seus imóveis no mercado de arrendamento de curta duração, o que tem gerado um aumento na oferta de imóveis para venda.
Além disso, a pandemia de COVID-19 também teve um impacto positivo no mercado imobiliário em Portugal. Com o aumento do teletrabalho, muitas pessoas têm optado por mudar-se para cidades mais pequenas e com um custo de vida mais baixo, como é o caso de Portalegre, Faro e Évora.
Em suma, os dados apurados pela plataforma Idealista revelam que Portalegre,




