O cinema português continua a conquistar o mundo, e desta vez, três realizadores nacionais terão a oportunidade de apresentar seus filmes no prestigiado Festival de Cinema de Marselha, na França. Rita Azevedo Gomes, Leonor Noivo e João Miller Guerra terão suas estreias mundiais no evento, que acontece em julho deste ano.
O Festival de Cinema de Marselha, também conhecido como FIDMarseille, é um dos mais importantes festivais de cinema do mundo, dedicado à descoberta e promoção de novos talentos. A cada ano, o evento apresenta uma seleção de filmes de todo o mundo, que se destacam pela originalidade e qualidade artística. E este ano, Portugal estará representado por três nomes de peso do cinema nacional.
Rita Azevedo Gomes, conhecida por seus trabalhos poéticos e contemplativos, apresentará seu mais recente filme “A Portuguesa”. O longa-metragem é uma adaptação do conto “A Portuguesa” de Robert Musil, e conta a história de uma jovem aristocrata que se apaixona por um oficial austríaco durante a Primeira Guerra Mundial. O filme é estrelado por Clara Riedenstein e Marcello Urgeghe, e promete encantar o público com sua estética visual e narrativa delicada.
Já Leonor Noivo, que tem se destacado no cenário do cinema documental português, apresentará seu novo trabalho “Terra Franca”. O filme acompanha a vida de Albertino, um pescador que vive em Vila Franca de Xira, e sua luta para manter sua atividade profissional em meio às mudanças sociais e econômicas do país. Com uma abordagem intimista e sensível, o documentário promete emocionar e provocar reflexões sobre a vida e o trabalho no mundo contemporâneo.
Por fim, João Miller Guerra, que já foi premiado no FIDMarseille em 2016 com o curta-metragem “Cidade Pequena”, apresentará seu primeiro longa-metragem “O Fim do Mundo”. O filme é uma comédia dramática que acompanha a vida de um grupo de amigos que vive em uma pequena aldeia no interior de Portugal. Com um elenco de peso, que inclui nomes como Miguel Nunes e Margarida Vila-Nova, o filme promete arrancar risadas e emocionar o público com sua história sobre amizade, amor e mudanças.
A presença de três filmes portugueses no FIDMarseille é motivo de orgulho para o cinema nacional, que vem ganhando cada vez mais destaque e reconhecimento internacional. Além disso, é uma oportunidade única para os realizadores apresentarem seus trabalhos para um público diversificado e especializado, e também para estabelecerem contatos e parcerias com outros profissionais do meio cinematográfico.
O Festival de Cinema de Marselha acontece entre os dias 10 e 16 de julho, e além das estreias dos filmes de Rita Azevedo Gomes, Leonor Noivo e João Miller Guerra, contará com uma programação diversificada, que inclui mostras competitivas, retrospectivas, debates e encontros com os realizadores. Sem dúvidas, será uma oportunidade imperdível para os amantes do cinema e para aqueles que desejam conhecer mais sobre a produção cinematográfica portuguesa.
Portugal tem muito a oferecer ao mundo do cinema, e a presença de seus filmes em festivais internacionais é uma forma de mostrar a diversidade e qualidade de suas produções. Que os filmes de Rita Azevedo Gomes, Leonor Noivo e João Miller Guerra sejam apenas o começo de uma longa trajetória de sucesso e reconhecimento para o cinema português. E que o Festival de Cinema de Marselha seja mais uma oportunidade para mostrar ao




