O anos de 2023 é considerado por muitos como um dos melhores anos de lançamento de jogos na história da indústria de games. No entanto, assim como há joias preciosas, também existem pedras no caminho, por isso, confira agira quais foram os 10 piores jogos de 2023 segundo a crítica, para você passar bem longe deles!
Leia também:
Os 10 melhores jogos de 2023 segundo a críticaQuais os melhores jogos do Spider-Man, segundo a crítica?The Game Awards 2023: os vencedores do ‘Oscar dos videogames’
Vale lembrar, que a lista foi montada utilizando de agregadores que se utilizam de reviews de especialistas na área, o que não significa necessariamente que um jogo seja de fato melhor que o outro, podendo ser também algo subjetivo de cada jogador.
Índice10. Gangs of Sherwood – Nota: 489. Hellboy: Web of Wyrd – Nota: 478. Crime Boss: Rockay City – Nota: 437. Testament: The Order of High-Human – Nota: 416. Quantum Error – Nota: 405. Greyhill Incident – Nota: 384. Flashback 2 – Nota: 353. The Lord of the Rings: Gollum – Nota: 312. The Walking Dead: Destinies – Nota: 291. Skull Island: Rise of Kong – Nota: 23
10. Gangs of Sherwood – Nota: 48
Imagem: Reprodução
Abrindo a nossa lista dos piores jogos de 2023 temos algo que poderia ter sido interessante. A concepção de um jogo de ação cooperativa ambientado na Floresta de Sherwood, com os jogadores assumindo os papéis da gangue de Robin Hood e seus comparsas, é uma ideia intrigante. Contudo, a abordagem de Gangs of Sherwood, situando-se em uma versão distópica steampunk e sci-fi da floresta, apresenta chefes de fase excessivamente simples e uma execução global insatisfatória.
9. Hellboy: Web of Wyrd – Nota: 47
Imagem: Xbox/Divulgação
Ainda não existe um jogo de Hellboy que atenda às expectativas. Apesar de ser ligeiramente superior ao jogo de 2008, o jogo de pancadaria roguelike “Web of Wyrd” deixa a desejar em termos de jogabilidade, apesar de seus visuais elogiáveis, da escolha do falecido Lance Reddick como Hellboy e do evidente respeito pelo material de origem nas histórias em quadrinhos de Mike Mignola. O jogo tenta e se esforça para ser algo bom, mas fica longe do que poderia ser.
8. Crime Boss: Rockay City – Nota: 43
Imagem: Epic Games/Divulgação
Um dos grandes fracassos de 2023 foi Rockay City, uma nova propriedade intelectual que desperdiça um elenco renomado, incluindo Danny Trejo, Michael Madsen, Chuck Norris, Kim Basinger, Danny Glover e Michael Rooker, entre outros “brucutus” famosos, ao apresentar uma versão inferior da fórmula de Payday.
Este jogo de tiro em primeira pessoa e assalto exige que os jogadores reúnam quatro personagens em uma gangue criminosa para realizar uma série de missões em uma cidade fictícia que se assemelha a Miami nos anos 1980 ou 90.
No entanto, a narrativa do jogo fica aquém em comparação com os roteiros muito melhores presentes nos filmes de ação do final do século XX, dos quais “Rockay City” claramente se inspira. Mais um caso de um jogo que até tentou, mas acabou morrendo na praia e sendo um dos piores jogos de 2023.
7. Testament: The Order of High-Human – Nota: 41
Imagem: Fairyship Games/Divulgação
Ao buscar combinar ação e aventura com elementos de Metroidvania e RPG, o segundo título do estúdio independente Fairyship Games transporta os jogadores para um reino fantasioso assolado por uma epidemia de loucura.
Embora repleto de atividades que vão desde parkour até duelos de espadas e resolução de quebra-cabeças, “Testament” não consegue integrar de forma eficaz nenhum de seus componentes e parece um amontoado de coisas que só serviu para fazê-lo entrar na lista de piores jogos de 2023.
6. Quantum Error – Nota: 40
Imagem: TeamKill Media/Divulgação
Em “Quantum Error”, um híbrido de ficção científica, horror e tiro ambientado no espaço, você assume o papel do bombeiro Jacob Thomas, encarregado de resgatar sobreviventes de uma situação que envolve zumbis, terroristas e, é claro, incêndios.
O elemento de combate a incêndios acrescenta uma pitada de originalidade a este lançamento, que, de outra forma, seria simplesmente considerado monótono e mal executado, mas, novamente, é mais um integrante dessa lista de piores jogos que tentou trazer e fazer algo bom, mas acabou morrendo na praia.
5. Greyhill Incident – Nota: 38
Imagem: Steam/Divulgação
“Greyhill Incident” é um dos piores jogos de 2023 e não é à toa. Ele é um jogo de horror stealth/sobrevivência com o tema de invasão alienígena, desenvolvido pelo estúdio recém-criado Refugium Games, que enfrentou críticas negativas em várias frentes.
A recepção foi desfavorável devido a atuações abaixo do esperado, ambientes pouco envolventes e uma jogabilidade extremamente genérica, como basicamente tudo nesse jogo.
4. Flashback 2 – Nota: 35
Imagem: Xbox/Divulgação
O jogo “Flashback” de 1992, inicialmente lançado para Amiga e posteriormente para outras plataformas, conquistou grande carinho como uma plataforma de ficção científica, semelhante a “Prince of Persia”. Em 1995, uma sequência com o título “Fade to Black” foi lançada.
Recentemente, foi apresentada outra sequência (mais precisamente, uma prequel) para o original de 31 anos, agora utilizando novamente o nome “Flashback”, mas infelizmente, sem nenhum dos elementos encantadores do original.
Além de apresentar muitos bugs em seu lançamento, o “Flashback 2” também enfrenta problemas fundamentais que não são facilmente corrigíveis, incluindo uma abordagem geral datada e excessivamente simplista, resultando em uma jogabilidade entediante e pouco desafiadora e consequentemente um dos piores jogos doa ano.
3. The Lord of the Rings: Gollum – Nota: 31
Imagem: Steam/Reprodução
E abrindo o pódio dos piores jogos de 2023, temos essa que é definitivamente a pior adaptação de jogo de “O Senhor dos Anéis” da história. “The Lord of the Rings: Gollum” é um jogo stealth que tenta apresentar uma narrativa original para seu personagem principal, situada entre os eventos de “O Hobbit” e “A Sociedade do Anel”.
Críticos destacam que um conhecimento aprofundado dos livros de Tolkien é necessário para apreciar o jogo, mas essa é apenas a menor das preocupações de Gollum. Tudo que poderia ser ruim nesse jogo, de fato é. A jogabilidade, a história, o desenvolvimento dos personagens e é claro, os gráficos que parecem ter saído de um console de 20 anos atrás. O jogo é verdadeiramente horrível e um forte candidato a pior jogo da história.
2. The Walking Dead: Destinies – Nota: 29
Imagem: YouTube/Reprodução
Falamos de alguns jogos aqui na lista que até tentaram se esforçar, mas que não conseguiram ser bons. No caso do segundo lugar da lista de piores jogos de 2023, isso não se aplica. “The Walking Dead: Destinies” é inteiramente baseado na série de TV da AMC e permite os jogadores controlarem os personagens que ficaram famosos nas telas e recontarem suas histórias.
O problema é que tudo foi feito de forma inteiramente preguiçosa e claramente se utiliza do popular nome da franquia para gerar vendas, enquanto entrega uma gameplay defasada, gráficos mega estranhos e todo e qualquer outro detalhe negativo que você imaginar, sendo mais que merecido a medalha de prata da lista.
1. Skull Island: Rise of Kong – Nota: 23
Imagem: Steam/Divulgação
E, finalmente, com a medalha de ouro como definitivamente o pior jogo de 2023, temos um jogo do amado King Kong. O game é uma tentativa de jogo de ação da origem do King Kong, mas o que os jogadores receberam foi algo que parece estar incompleto, com trechos faltando, efeitos sonoros mal aplicadas, gráficos terríveis e uma jogabilidade agoniante, além de uma quantidade infindável de bugs e problemas.
O jogo não à toa fica no topo dos piores jogos de 2023 e é mais um forte concorrente a pior jogo da história como um todo.
Resumindo, em 2023 tivemos excelentes jogos, mas também tivemos alguns que só serão lembrados no futuro como alguns dos piores jogos já feitos na indústria.
O post Os 10 piores jogos de 2023, segundo a crítica apareceu primeiro em Olhar Digital.