A primeira missão dos Estados Unidos para a Lua em 50 anos foi lançada na madrugada desta segunda-feira (8), mas as coisas não têm saído como o esperado. De acordo com um comunicado, o módulo Peregrine, da Astrobotic, experimentou uma anomalia enquanto estava a caminho do seu destino.
O que você precisa saber?
EUA lançaram a primeira missão para a Lua em 50 anos;A nave Peregrine decolou a bordo do foguete Vulcan Centaur;Essa pode ser a primeira missão privada a pisar na Lua;Mas poucas horas após a decolagem, uma anomalia pode colocar tudo a perder.
A anomalia foi detectada poucas horas após o Peregrine decolar no voo inaugural do foguete Vulca Centaur, construído pela United Launch Alliance (ULA). A previsão antes da anomalia era de que o pouso na Lua acontecesse em 23 de fevereiro.
“Após a ativação bem-sucedida dos sistemas de propulsão, Peregrine entrou em um estado operacional seguro. Infelizmente, ocorreu uma anomalia que impediu a Astrobotic de alcançar uma orientação estável para o sol”, escreveu a empresa em um comunicado divulgado sete horas após a missão.
A equipe está respondendo em tempo real à medida que a situação se desenrola e fornecerá atualizações à medida que mais dados forem obtidos e analisados
Astrobotic
O que pode ter causado o problema na nave a caminho da Lua?
De acordo com uma segunda atualização da Astrobotic, um problema na propulsão do módulo pode ter ocasionado a falha na orientação.
“A equipe acredita que a causa provável da orientação instável do Sol é uma anomalia de propulsão que, se for comprovada, ameaça a capacidade da espaçonave de pousar suavemente na Lua”, diz a nota divulgada no X.
Update #2 on Peregrine Mission One: pic.twitter.com/hS5QsAihh4
— Astrobotic (@astrobotic) January 8, 2024
Leia mais:
Vida em Marte, sondas nucleares e “enxames” de naves: projetos ousados em programa da NASAComo funciona o lançamento de um fogueteQuantas vezes o homem foi a Lua?
Mais sobre a missão
A empresa Astrobotic lançou a nave Peregrine na madrugada desta segunda-feira (08), marcando o primeiro lançamento dos EUA à Lua desde a missão Apollo, em 1972;A Peregrine estava acoplada ao foguete Vulcan, da United Launch Alliance (ULA), uma colaboração entre Lockheed Martin e Boeing, com interesse do Pentágono para futuras missões;A Peregrine transporta 20 instrumentos científicos e enfrenta oposição do povo Navajo devido ao envio de restos cremados para a Lua, considerada sagrada para povos nativos dos EUA;A missão integra os programas Artemis e Commercial Lunar Payload Services da NASA, com investimentos previstos para fomentar missões comerciais à Lua.
O post Primeira missão em 50 anos dos EUA para a Lua está em perigo apareceu primeiro em Olhar Digital.