O glam rock foi um movimento musical que surgiu na Inglaterra no início dos anos 70 e teve seu auge na década de 80. Com suas roupas extravagantes, maquiagem exagerada e performances teatrais, o glam rock conquistou o mundo e influenciou gerações de músicos. E um dos grupos que se destacou como pioneiros desse estilo foi o The New York Dolls, cujo cantor, David Johansen, era o último membro vivo da banda.
Formado em 1971, em Nova York, o The New York Dolls foi uma das primeiras bandas a misturar o rock ‘n’ roll com elementos do teatro e da moda. Seu visual andrógino e provocativo, com roupas de couro, saltos altos e maquiagem pesada, chocou a sociedade conservadora da época e conquistou uma legião de fãs. A banda era formada por Johnny Thunders e Sylvain Sylvain nas guitarras, Arthur Kane no baixo, Jerry Nolan na bateria e David Johansen nos vocais.
Com seu som cru e energético, o The New York Dolls lançou seu primeiro álbum homônimo em 1973, que foi um fracasso comercial, mas um sucesso entre a crítica e os fãs. O disco trazia músicas como “Personality Crisis” e “Trash”, que se tornaram hinos do glam rock. No entanto, as constantes brigas e problemas com drogas e álcool levaram à saída de Johnny Thunders e Jerry Nolan da banda em 1975.
Mesmo com a saída de dois de seus membros originais, o The New York Dolls continuou a fazer sucesso e lançou mais dois álbuns, “Too Much Too Soon” (1974) e “One Day It Will Please Us to Remember Even This” (2006). No entanto, a banda se separou em 1977 devido a conflitos internos e problemas com gravadoras.
Apesar do fim da banda, o legado do The New York Dolls permaneceu vivo e influenciou grandes nomes da música, como Kiss, Mötley Crüe e Guns N’ Roses. Em 2004, a banda foi incluída no Rock and Roll Hall of Fame e em 2011, entrou para a lista das “100 Maiores Bandas de Todos os Tempos” da revista Rolling Stone.
Infelizmente, em 2021, o último membro vivo da banda, David Johansen, faleceu aos 71 anos. O cantor, que também era conhecido por seu alter ego Buster Poindexter, deixou um legado inestimável para a música e para o mundo do glam rock. Sua voz única e suas performances marcantes continuarão a inspirar gerações de músicos e fãs.
Mesmo após 50 anos, o The New York Dolls continua sendo uma referência no mundo da música e sua influência pode ser vista em diversos artistas contemporâneos. O grupo foi um dos primeiros a quebrar barreiras e estereótipos, mostrando que a música pode ser uma forma de expressão livre e criativa.
Em uma época em que o rock estava se tornando cada vez mais comercial e padronizado, o The New York Dolls se destacou como um grupo autêntico e original, que trouxe uma nova estética e sonoridade para a música. Sua contribuição para o glam rock e para a história da música é inegável e seu legado será eternamente lembrado.
Portanto, é com grande tristeza que nos despedimos de David Johansen, o último membro vivo do The New York Dolls. Mas sua música e sua arte continuarão a nos inspirar e a nos lembrar da importância dessa banda icônica que ajudou a moldar o rock ‘n’ roll como o conhecemos hoje. Descanse em paz, David Johansen, e obrigado por tudo.




