O cinema brasileiro tem se destacado cada vez mais no cenário internacional, com produções de alta qualidade e reconhecimento em importantes premiações. E neste ano, não poderia ser diferente. O longa “Bacurau”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, e “Marighella”, dirigido por Wagner Moura, são os principais representantes do Brasil nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional no Oscar 2021.
Ambos os filmes abordam temas relevantes e atuais, além de trazerem uma visão crítica sobre a realidade brasileira. “Bacurau” se passa em um futuro próximo, em um pequeno povoado do sertão nordestino que enfrenta a presença de estrangeiros misteriosos. Já “Marighella” retrata a história do líder revolucionário Carlos Marighella, que lutou contra a ditadura militar no Brasil.
No entanto, apesar de serem produções brasileiras, os dois filmes enfrentam uma forte concorrência nas categorias em que estão indicados. Conheça agora os principais rivais de “Bacurau” e “Marighella” no Oscar 2021.
Melhor Filme
“Bacurau” foi indicado na categoria de Melhor Filme Internacional, mas também poderia ter sido indicado na categoria principal de Melhor Filme. No entanto, a produção enfrenta uma forte concorrência de grandes produções de Hollywood, como “Nomadland”, “Mank”, “Os 7 de Chicago” e “O Som do Silêncio”.
“Nomadland”, dirigido por Chloé Zhao, é o favorito para levar o prêmio de Melhor Filme, tendo conquistado diversos prêmios em outras premiações, como o Globo de Ouro e o BAFTA. A produção retrata a vida de uma mulher que decide viver como nômade após perder tudo na Grande Recessão.
Outro forte concorrente é “Mank”, dirigido por David Fincher, que conta a história de Herman J. Mankiewicz, roteirista do clássico “Cidadão Kane”. O filme também é um dos favoritos, tendo recebido 10 indicações ao Oscar.
“Os 7 de Chicago”, dirigido por Aaron Sorkin, é baseado em fatos reais e retrata o julgamento de um grupo de manifestantes durante a Convenção Nacional Democrata de 1968. A produção também é uma forte candidata ao prêmio, tendo sido indicada em seis categorias.
E por fim, “O Som do Silêncio”, dirigido por Darius Marder, conta a história de um baterista que perde a audição e precisa se adaptar a uma nova realidade. O filme recebeu seis indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme.
Melhor Ator
Wagner Moura, que interpreta o líder revolucionário Carlos Marighella em seu filme de estreia como diretor, enfrenta uma forte concorrência na categoria de Melhor Ator. O favorito para levar o prêmio é Chadwick Boseman, que faleceu em 2020 e recebeu uma indicação póstuma por sua atuação em “A Voz Suprema do Blues”.
Outros concorrentes de peso são Anthony Hopkins, por sua atuação em “Meu Pai”, Riz Ahmed, por “O Som do Silêncio”, Gary Oldman, por “Mank”, e Steven Yeun, por “Minari”. Todos eles já receberam prêmios e indicações em outras premiações, o que mostra a força da categoria este ano.
Melhor Filme Internacional
“Bacurau” é o representante brasileiro na categoria de Melhor Filme Internacional, mas também enfrenta uma forte concorrência. O principal rival é “Druk – Mais uma Rodada”, dirigido por Thomas Vinterberg, que também foi indicado em outras categorias, incluindo Melhor Diretor.
Outros conc




