Conheça a lista de atores, diretores e técnicos do Brasil que fazem parte da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, conhecida mundialmente como Academy, é uma instituição que reúne profissionais do cinema de todo o mundo. Ela é responsável pela organização e premiação do Oscar, uma das mais importantes cerimônias do cinema internacional. E entre os membros dessa renomada instituição, há diversos nomes brasileiros que se destacam nas mais diversas áreas do cinema. Conheça agora alguns desses talentosos profissionais que fazem parte da Academia.
Começando pelos atores, uma das áreas mais visadas e reconhecidas dentro da Academia, temos a presença de grandes nomes brasileiros. Um deles é Wagner Moura, conhecido por seu talento e versatilidade em diversos papéis, como o Capitão Nascimento em “Tropa de Elite” e o traficante Pablo Escobar em “Narcos”. Moura foi indicado ao Emmy e ao Globo de Ouro por sua atuação em “Narcos” e, em 2018, tornou-se membro da Academia.
Outra atriz brasileira que faz parte da instituição é Sonia Braga, que tem uma longa carreira tanto no cinema nacional quanto internacional. Ela já foi indicada ao prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes e ganhou destaque em produções como “Dona Flor e Seus Dois Maridos” e “Aquarius”. Braga tornou-se membro da Academia em 2016 e, em 2019, recebeu uma homenagem especial por sua contribuição ao cinema.
Na categoria de diretores, temos o renomado Fernando Meirelles, conhecido por filmes como “Cidade de Deus” e “O Jardineiro Fiel”. Ele foi indicado ao Oscar de melhor diretor por “Cidade de Deus” e, em 2016, tornou-se membro da Academia. Além de suas produções, Meirelles também é reconhecido por seu engajamento social, sendo um dos fundadores do movimento “Acredito”, que busca renovação política no Brasil.
Outro diretor brasileiro que faz parte da Academia é Carlos Saldanha, responsável por sucessos da animação como “A Era do Gelo” e “Rio”. Ele foi indicado ao Oscar por sua curta-metragem “A Lenda do Papai Noel” e, em 2018, tornou-se membro da instituição. Saldanha é um dos principais nomes da animação brasileira e já recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira.
Na área técnica, também temos representantes brasileiros na Academia. Um deles é o maquiador e efeitos especiais Adhemar Cabral, que já trabalhou em produções como “300” e “A Espuma dos Dias”. Ele foi indicado ao Oscar de melhor maquiagem por “As Branquelas” e, em 2016, tornou-se membro da Academia.
Outro técnico brasileiro que faz parte da instituição é o editor Daniel Rezende, conhecido por seu trabalho em filmes como “Cidade de Deus” e “Tropa de Elite”. Ele foi indicado ao Oscar de melhor edição por “Cidade de Deus” e, em 2019, tornou-se membro da Academia. Rezende é um dos editores mais conceituados do Brasil e já recebeu diversos prêmios por seu trabalho.
Além desses nomes, há também outros profissionais brasileiros que fazem parte da Academia, como os produtores Rodrigo Teixeira e Paula Lavigne, a diretora de fotografia Lula Carvalho e o compositor Antonio Pinto. Todos eles contribuem para o cenário do cinema brasileiro e são reconhecidos internacionalmente por seu talento e dedicação à sétima arte.
A presença desses profissionais brasileiros




