Você tem os ingredientes na cozinha e nem imagina como é fácil substituir o microplástico por puro glamour
A preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade tem se tornado cada vez mais presente em nossas vidas. E isso não é por acaso, afinal, é nosso dever cuidar do planeta em que vivemos e garantir que ele continue saudável para as gerações futuras.
Uma das grandes preocupações atuais é o uso excessivo de plástico e seus impactos negativos no meio ambiente. Estima-se que cerca de 8 milhões de toneladas de plástico acabem nos oceanos todos os anos, causando danos irreparáveis à vida marinha e ao ecossistema como um todo. E uma das principais fontes desse problema é o microplástico.
Mas você sabia que é possível substituir o microplástico por ingredientes que você tem na sua própria cozinha? E o melhor: com muito glamour! Neste artigo, vamos te mostrar como é simples e fácil fazer essa substituição e ainda ajudar o meio ambiente.
Mas afinal, o que é microplástico? São pequenas partículas de plástico, com menos de 5 milímetros de diâmetro, que são encontradas em diversos produtos de uso diário, como cosméticos, produtos de limpeza e até mesmo em roupas. Essas partículas são tão pequenas que acabam passando pelos sistemas de filtragem e chegando aos oceanos, prejudicando a vida marinha e entrando na cadeia alimentar.
A boa notícia é que podemos evitar o uso de microplástico em nossas rotinas e ainda manter o glamour. Confira algumas dicas de substituições simples e eficazes:
1. Esfoliante facial
Os esfoliantes faciais são um dos principais produtos que contêm microplástico em sua composição. Mas você pode substituí-los facilmente por ingredientes naturais, como açúcar ou café. Basta misturar uma colher de sopa de açúcar ou café com um pouco de água ou óleo de coco e aplicar no rosto com movimentos circulares suaves. Além de esfoliar, esses ingredientes também possuem propriedades hidratantes e antioxidantes.
2. Sabonete líquido
Muitos sabonetes líquidos contêm microplástico em sua fórmula, mas você pode fazer o seu próprio sabonete em casa utilizando apenas sabão de coco e água. Basta ralar o sabão e misturar com água até obter uma consistência cremosa. Você também pode adicionar óleos essenciais para dar um toque de glamour ao seu sabonete.
3. Pasta de dente
A pasta de dente é outro produto que costuma conter microplástico em sua composição. Mas você pode fazer a sua própria pasta de dente em casa utilizando apenas óleo de coco, bicarbonato de sódio e óleos essenciais. Além de ser uma opção mais sustentável, essa pasta de dente caseira também é mais saudável, pois não contém flúor.
4. Amaciante de roupas
O amaciante de roupas é um dos principais vilões quando se trata de microplástico. Mas você pode substituí-lo por vinagre branco, que além de amaciar as roupas, também ajuda a remover odores e manchas. Basta adicionar um copo de vinagre na máquina de lavar junto com as roupas.
5. Esponjas de limpeza
As esponjas de limpeza também podem conter microplástico em sua composição. Mas você pode substituí-las por esponjas vegetais, como a bucha ou a esponja de luffa. Além de serem mais sustentáveis, essas esponjas também possuem propriedades esfoliantes e são biodegradáveis.
Essas




