No dia 23 de julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma declaração forte durante a cerimônia em Maceió, Alagoas, para a entrega de 1.337 moradias do programa Minha Casa, Minha Vida e para comemorar a marca de 2 milhões de contratações do programa desde 2023. Em seu discurso, Lula afirmou que muitas pessoas, por “falta de vergonha na cara”, estão defendendo o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, envolvido em um escândalo bilionário.
Sem mencionar o nome do banqueiro, essa foi a primeira vez que o presidente se pronunciou sobre o caso. Ele ressaltou que não é justo que os mais pobres sejam sacrificados enquanto um cidadão, como o dono do Banco Master, tenha dado um golpe de mais de R$ 40 bilhões. Lula também destacou que os responsáveis pelo pagamento dessa dívida serão os bancos, como o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Itaú.
O presidente enfatizou que é inadmissível que ainda existam pessoas defendendo esse tipo de atitude. Ele ressaltou que falta “um pouco de vergonha na cara” em muitas pessoas neste país. Durante seu discurso, Lula também mencionou os resultados positivos de seu terceiro governo, como a queda na inflação e o aumento no número de empregos formais.
Ele alertou que 2026 será o ano de comparação, quando poderá mostrar à população o que foi feito em seus três anos de governo em comparação com os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro, que juntos somam quase oito anos. Lula destacou a importância de analisar as realizações de cada governo, como a construção de estradas, investimentos em saúde e educação, além do aumento no acesso ao ensino superior.
O presidente também fez um apelo para que as pessoas tenham cuidado com as fake news, principalmente nas redes sociais. Ele ressaltou que é importante distinguir a verdade da mentira e não permitir que a mentira volte a governar o país. Lula destacou que é preciso acabar com o ódio e ter mais fraternidade e amor pelo próximo.
Durante a cerimônia, o presidente também abordou a questão da violência contra as mulheres. Ele fez um apelo para que os homens se envolvam no combate a essa violência, que é uma realidade frequente no país. Lula lembrou que é responsabilidade dos homens assumir a luta contra esse tipo de violência e que é preciso acabar com esse ciclo de agressão.
Além da entrega das moradias do programa Minha Casa, Minha Vida, Lula também entregou sete ambulâncias para o estado de Alagoas, para a renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Ele também entregou 17 Unidades Odontológicas Móveis (UOM) do Ministério da Saúde, que serão destinadas a diferentes municípios do estado.
Ao falar sobre as ambulâncias, Lula destacou a importância do programa Brasil Sorridente, criado em seu governo, que proporcionou o acesso à saúde bucal para milhares de brasileiros. Ele ressaltou que essas ambulâncias móveis irão percorrer as regiões mais carentes do estado, levando atendimento odontológico de qualidade para aqueles que não podem pagar por esse serviço.
O presidente aproveitou a ocasião para relembrar as conquistas de seu governo, como a redução da pobreza e a melhoria das condições de vida da população mais vulnerável. Ele enfatizou que seu governo teve que lidar com a reconstrução do país após a gestão do governo anterior e que agora é hora de




