Nesta terça-feira, 16 de fevereiro, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou a “shortlist” de doze categorias para o Oscar 2021. E para alegria dos brasileiros, produções e profissionais do nosso país aparecem em cinco delas.
A lista, que é uma pré-seleção dos indicados ao prêmio mais importante do cinema, conta com nomes brasileiros em categorias como Melhor Documentário, Melhor Animação, Melhor Curta-Metragem, Melhor Maquiagem e Cabelo e Melhor Trilha Sonora Original.
Na categoria de Melhor Documentário, o filme “Babenco: Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer: Parou” está entre os 15 pré-selecionados. Dirigido por Bárbara Paz, o documentário retrata a vida e obra do cineasta Hector Babenco, falecido em 2016. O filme já havia sido premiado no Festival de Veneza e agora tem a chance de concorrer ao Oscar.
Já na categoria de Melhor Animação, o filme “A Caminho da Lua”, produzido pela Netflix, também está entre os 15 pré-selecionados. Dirigido por Glen Keane, o filme conta a história de uma garota que constrói um foguete para viajar até a lua e encontrar uma deusa lendária. A animação já havia sido indicada ao Globo de Ouro e agora tem a chance de concorrer ao Oscar.
Na categoria de Melhor Curta-Metragem, o filme brasileiro “A Morte Branca do Feiticeiro Negro” está entre os dez pré-selecionados. Dirigido por Rodrigo Ribeiro, o curta-metragem conta a história de um feiticeiro que vive em uma comunidade quilombola e precisa lidar com a chegada de um estranho. O filme já havia sido premiado no Festival de Brasília e agora tem a chance de concorrer ao Oscar.
Além das produções, dois profissionais brasileiros também aparecem na “shortlist”. Na categoria de Melhor Maquiagem e Cabelo, o maquiador brasileiro Sergio Lopez-Rivera está entre os sete pré-selecionados pelo seu trabalho no filme “A Voz Suprema do Blues”, da Netflix. Já na categoria de Melhor Trilha Sonora Original, o compositor Emicida está entre os 15 pré-selecionados pelo seu trabalho no filme “Nós, os Animais”, da Netflix.
Essa é uma grande conquista para o cinema brasileiro, que vem ganhando cada vez mais destaque e reconhecimento internacional. Além disso, é uma oportunidade de mostrar ao mundo a diversidade e qualidade das produções brasileiras.
Vale ressaltar que essa é apenas uma pré-seleção e ainda não garante a indicação ao Oscar. A lista final com os indicados será divulgada no dia 15 de março e a cerimônia de premiação está marcada para o dia 25 de abril.
Independentemente do resultado final, é motivo de orgulho ver o Brasil sendo representado em uma premiação tão importante como o Oscar. E que essa seja apenas uma das muitas conquistas que ainda virão para o nosso cinema.
Parabéns aos profissionais e produções brasileiras que estão na “shortlist” do Oscar 2021. Que essa seja mais uma motivação para continuarmos investindo e valorizando a cultura e arte do nosso país. E que possamos ver cada vez mais produções brasileiras brilhando nas telas do mundo todo.




