Como a nossa sociedade será representada daqui milhares de anos? Nunca saberemos ao certo, mas os futuros habitantes da Terra terão uma boa noção de como eram as coisas no planeta graças à chamada Cripta da Civilização. Essa cápsula do tempo foi selada há mais de 80 anos e só será aberta no ano de 8.113 d.C.
Leia mais
Nasa lança sonda Lucy com cápsula do tempo para humanos do futuroComo criar uma cápsula do tempo digital“Cápsulas do tempo” de 600 milhões de anos são encontradas no topo do Himalaia
Por que deixar rastros para o futuro?
A ideia foi concebida em 1936 pelo historiador Thornwell Jacobs.Ele percebeu o quão pouco sabíamos sobre o Antigo Egito e que todo conhecimento era graças as tumbas dos antigos faraós, as pirâmides, e a algumas tabuletas sumérias com inscrições.Dessa forma, resolveu deixar rastros para futuras civilizações estudarem. Jacobs encheu uma grande sala, localizada em Phoebe Hearst Hall, na Oglethorpe University, na Geórgia, com artefatos da década de 1930 e dos últimos 6 mil anos.As informações são da IFLScience.
O que há dentro da cápsula do tempo?
Entre os artefatos do cotidiano da época deixados na Cripta da Civilização estão gravações do clarinetista Artie Shaw, filmes mostrando eventos fotografados de 1898 em diante, 100 livros em microfilme e livros de registros, detalhando cada objeto e sua forma de usar.
Nenhuma joia, metais preciosos ou outro item de valor foi guardado na cápsula. Especialistas ressaltam que a escolha dos objetos é reflexo das crenças do próprio Thornwell Jacobs. Portanto, não necessariamente retratam como era a América dos anos 1930.
Para tentar superar os problemas de comunicação que as futuras civilizações enfrentarão ao encontrar o material, também foi deixado na sala um integrador de linguagem. O dispositivo funciona a manivela e combina simultaneamente imagem, nome em inglês e pronúncia de determinados objetos.
É uma coisa viva, que respira. É mais velho do que eu e é maior do que todos nós. Você consegue imaginar um antropólogo cultural no ano de 8113 abrindo a cripta? Seria como um tesouro. Até coisas como fio dental seriam fascinantes.
Paul Hudson, cofundador da Sociedade Internacional de Cápsulas do Tempo da Universidade de Oglethorpe
A escolha do ano 8.113 d.C. para abertura da cápsula não foi um mero acaso. Ela foi construída 6.177 anos depois da criação do calendário egípcio, representando o ponto médio entre o Antigo Egito e a abertura do cofre cheio de artefatos.
A Cripta da Civilização foi selada quatro anos depois de sua idealização, em 1940. em sua porta foi escrito: “O mundo está empenhado em enterrar nossa civilização para sempre, e aqui nesta cripta deixamos isso para você.”
O post Cripta da Civilização: cápsula do tempo será aberta no ano 8.113 apareceu primeiro em Olhar Digital.